segunda-feira

o desencanto do mundo v


Beleza, nego é esnobe, qual a novidade disso? A novidade, na verdade o segredo, é que do outro lado das cortinas você entende o que é o desencanto, você vê a cara do pilantra de óz. Acontece um salto ontológico, um rasgo no horizonte de eventos e uma rachadura no cristal de toda a pompa e circunstância quando você entra na cozinha desses jantares. Quando você vê o suor do cozinheiro gordo pingando nos pratos perfeitamente decorados com os dedos nus que acabaram de ser usados pra coçar a bunda peluda e sebosa desse mesmo gordo. Quando você vê garçons (como eu) espirrando nas quiches, o mofo nas paredes, e repara que os cheiros dominantes na cozinha são os mesmos do ônibus lotado no meio-dia de qualquer metrópole tropical, isso é a desilusão. Cada prato entregue tem o valor dos presentes que o homem-de-lata e o leão ganham do malandro de óz. Quem sabe o diploma seja os miolos do espantalho.
Adultecer na nossa cultura envolve perder um pouco dessa visão mágica das coisas, tem a ver com um entendimento prático de como a vida funciona, como ela é movidas a trabalho de pessoas, e quão mais difícil do que parece tudo isso é. O jantar não brotou aqui, ele teve que ser (mal) feito pelos excluídos dessa festinha, pelos excluídos dessa educação. E adivinha o capricho que acaba saindo dessas pessoas sem o menor incentivo (em todos os sentidos) pra fazer mais do que o já tosco paladar inglês consiga engolir?
Felizes para sempre é uma ofensa a qualquer um que consegue manter um relacionamento por mais do que alguns meses e o esforço que isso consome. Tapa na televisão é o equivalente secularizado a fazer o sinal da cruz pra que a imagem melhore, a cada um desses um técnico chora sozinho no banho. Achar que a geladeira vai encher sozinha é tão místico quanto achar que o supermercado vai se encher de produtos sozinho, e entender a diferença entre os dois é o desencanto, não da vida moderna, mas sim da vida adulta.

4 comentários:

Aloprado Plantonista disse...

Não tenho nem oq falar senão concordar.

Eduardo Ferreira disse...

estava olhando um discurso sobre mais um sistema público de saúde não funcional em Recanto das Emas hoje pela manhã e o pensamento mesquinho de "ainda bem que tenho plano de saúde" passou por um segundo em minha mente.

um segundo é o bastante para se sentir um merda, não importa o quanto eu possa falar a respeito contra o sistema que se engrandece desse virar de rosto.

muito bem dito Pedro.

Amanda disse...

a única coisa que tem que permanecer sem desencanto é the monkness...

nefisto disse...

parece que alguem passou por um stresse.
na extreme good trip a gente ri até da morte.
senão é bad.
sempre um trabalho em andamento.