quarta-feira

da necessidade da diferença 1.3

Assim como os seres vivos diferem em como são por ventura das pressões seletivas dos ambientes nos quais seus antepassados viveram, as idéias (ou memes) são submetidas a processos semelhantes.
Antes de mais nada, vamos deixar claro, no caso dos organismos e (talvez também) das idéias: a seleção natural não prevê nada. Toda a eliminação das formas menos adaptadas é feita em tempo presente, e elas só chegaram a ser assim pelo acúmulo de seleções de seus antepassados no passado. Não é a tôa que mudanças rápidas no meio eliminam os organismos, eles simplesmente estão adaptados para as condições antigas (porque seus pais, e os pais de seus pais foram selecionados para aquelas condições específicas), e a mudança em seus códigos genéticos leva tempo (reprodutivo, que pode ser lento pra organismos como nós -que temos puberdade e outras complicações- ou rápido, no caso de vírus e bactérias).
Essa inércia evolucionária pode ser vista em algumas idéias, como por exemplo a demora em incorporar ideais (culturais) que reconhecessem a mulher no mercado de trabalho, apesar das condições de trabalho e demandas econômicas (menos dependentes de força bruta), que somados ao alívio da carga doméstica (fraldas descartáveis, forno a gás, eletrodomésticos, creches, e a pílula anticoncepcional) já possibilitavam um exercício economico em condições iguais aos homens. Até hoje, mesmo nos países industrializados, as mulheres só ganham uma fração do que homens fazendo a mesma coisa. O machismo pode ser visto como uma idéia mal adaptada pras condições (econômicas) de hoje.
O porquê ele sobrevive é uma pergunta interessante, e a resposta pode ser melhor vislumbrada se outro erro comum quando se pensa em evolução for evitado: nem sempre os genes (ou memes) que sobrevivem são o melhor possível para seus hospedeiros. Eles são "egoístas" no sentido de que a única coisa que fazem é passar pra frente, se reproduzir. Se isso ajudar seu hospedeiro, bom, se não, azar. Evidentemente, se seu efeito for muito ruím, isso vai diminuir a chance de ser passado pra frente (por reprodução -no caso dos genes- ou divulgação -no caso dos memes) porque um gene que mate o organismo antes que ele se reproduza tende a sumir. Já um gene que só tenha seu efeito negativo depois disso é invisível pra selação natural, como as doenças da velhice. Não existem genes para o celibato, só memes.

2 comentários:

Eduardo Ferreira disse...

é isso aê meninos e meninas celibatários, mantenham seus genes repressores reprimidos.

Piotr disse...

"nem sei se ele quis discordar de mim ou alguma coisa parecida. deve ter sido, nego sempre discorda"
hahahahahahahahahahaha