sexta-feira

cretinices 1.3

Mas a resposta que me satisfez perante o comentário do Zé foi mais sofisticada: não é preciso dizer no que as pessoas devem acreditar, porque em grande medida elas não acreditam nas besteiras que dizem crer.
Uma das consequencias de se possuir uma crença é agir de acordo com ela. Seria estranho alguém falar que torce pro Palmeiras mas só usa camisas do Flamengo, só vê os jogos do Flamengo, é membro da comunidade "sou flamenguista e não palmerense" no orkut, e assim por diante. As ações são o maior indicativo de crença, e não o que as pessoas dizem a respeito.
Todo mundo acredita que se locomover com as pernas é melhor do que com as mãos, e ninguém precisa verbalizar isso, é evidente quando se olha uma rua movimentada. Não adianta falar que acredita que as pessoas podem viver de luz se continua comendo. Não adianta falar que Cuba é melhor que os EUA, se a despeito da saúde e educação cubanas serem muito melhores, as pessoas fogem de um pra ir para o outro. Claro, a contradição pode ser resolvida ao se mudar as premissas, como por exemplo, falando que as pessoas que fogem de Cuba são burras, ou traidoras, o mesmo se aplicando a todo mundo que ainda não se mudou pra lá.
Por isso eu me tranquilizo quando ouço alguém falando seriamente que tudo é relativo, ou que não existe realidade objetiva. Claro. Assim que você fala que tem uma filmagem do namorado(a) dessa ilustre figura intelectual trepando com outra pessoa, todo o relativismo moral desaparece, como se nunca tivesse existido (o que de fato é o caso). Como uma vez me disse um primo bêbado, você só descobre se não acredita em jesus cristo quando te metem uma arma na cabeça e você não reza. Ou inversamente, quando você acredita na sua filha falando que é virgem e está grávida, mas que foi o espírito santo que a embuchou.

Um comentário:

Aloprado Plantonista disse...

Em sumo, as crenças são na realidade o espelho comportamental das pessoas e não o que elas acham que realmente acreditam??? A idéia tem sim suas falhas, mas a propósta é interessante.