segunda-feira

magica II (sem vacas)

A propria multiplicidade de interpretacoes e tradicoes que historicamente se associaram aos signos astrologicos e ao tarot inviabilizam a construcao de um sistema positivo de conhecimento que os use como referencia. O mesmo pode ser dito sobre os animais, os elementos, as estacoes, etc. Isso meio que fura a proposta esoterica/junguiana de se objetivar alguma coisa baseando-se em alguma tentativa de "resgatar" o sentido original dessas alegorias.
As proprias palavras passam por esse processo de degradacao, se transformando arbitrariamente ao longo do tempo, das distancias e dos usos. O esclarecimento conceitual e' um mal necessario em qualquer tentativa de transmitir informacao precisa. E' talvez nesse sentido que a matematica seja tao eficaz, a pobreza de significado de seus signos, grandeza e quantidade, deixa a mensagem livre de sub-relacoes ou referencias que costumam confundir os textos.
E' por isso que eu acho o ateismo uma consequencia inevitavel da consciencia de multiplas alternativas religiosas. As contradicoes entre as bases metafisicas, a inevitabilidade da transformacao historica de tradicoes que dependem em grande parte de sua atemporalidade... todo um sistema de desinformacao e' necessario para manter uma coerencia que sempre depende de saltos de fe'. E cada vez mais revisoes, a medida que o racionalismo avanca feito um trator, depredando mitos e tambem autenticas riquezas esteticas, poupando so os que se calam frente a cada vez mais contradicoes que a modernidade bota em suas visoes de mundo.

Nenhum comentário: