quinta-feira

in God we trust II

Essa coisa de justica com as próprias mãos me deixou pensando... eu mesmo nunca gostei dessa ética da vinganca. Mas a terceirizacão da relacão entre as pessoas tambem é muito problemática. Mas o grande problema da vinganca não é o fato dela ser feita individualmente sem mediacões, é a desproporcão que ela atinge, ou sua crueldade quando aplicada precisamente (no olho por olho).
O ser humano é um bicho ganancioso, e o ódio ou a cobica sempre conspiram para o injusticado se achar no direito de cobrar mais do que teve cobrado. Hamurabi sacou isso e botou na pedra, e o que hoje se acha cruel deve ter sido um avanço humanitário na época.
Mas é pouco. Atualmente diversas sociedades (incluindo o Brasil com sua constituicao super-gente-fina com quem quebra a lei, trocentos recursos a favor do acusado, entre outras coisas que estavam na moda quando os ex-exilados voltaram pra cá com medo do Estado) chegaram num ponto no qual a simples reciprocidade foi substituida por medidas que tem em sua concepção a idéia de que as pessoas vão se regenerar, que a lição pode ser aprendida, que nego se arrepende de ter sido mal. Mas esse não é o ponto.

Nenhum comentário: