quinta-feira

in God we trust

Justica divina sempre foi um nao-conceito. Seu significado e' tao vazio, tao derrotado que todas as sociedades humanas arranjaram um jeito de inventar a justica aqui na terra. Isso quando nao simplesmente deixam claro que e' aceitavel fazer justica com as proprias maos, dar o troco, se vingar, honrar a palavra, ser honesto, pagar as dividas. Ninguem aceita Deus como fiador.
A falta de fe' das pessoas no karma as leva ate a contratar um tipo de profissional (conhecido pela desonestidade e falta de escrupulos) para tentar a sorte em um sistema de intermediacao (que todos admitem ter inumeros buracos) e serem julgadas por juizes (tambem nao muito famosos pela sua integridade), tudo isso dentro das regras criadas pelo tipo mais odiado de gente (os politicos).
Existe um cinismo na atitude das pessoas que nao se vingam sozinhas, agindo como se confiassem no que ninguem diz confiar, e dizendo confiar no que ninguem confia de verdade. Mentira, os derrotados e impotentes sempre confiam na justica divina, mas so depois que esgotam as possibilidades terrenas, em um ato de dissonancia cognitiva, o nome tecnico do conformismo.

2 comentários:

Roses disse...

hauehaueha
mecanismo pra se achar confortável... já diria cabrera, fuga da angústia existencialista...
hauehauehaue
bom poder "escutar" suas críticas por aqui pedro! tava com saudades dessas coisas ácidas já!
Bjuu!

B. disse...

maneiro teu blog