domingo

em defesa do racismo brasileiro 1.1

Mas o ponto é a diferença entre o modelo do norte (de institucionalizar a raça com políticas públicas, etc), e o racismo brasileiro.
O racismo brasileiro tem (além da falácia de atribuir ao indivíduo as características do grupo -que toda discriminação tem) três pontos muito particulares associados a ele (tão associados que vale a pena chama-los de memes constituidores do complexo de memes -memeplex- que é o racismo brasileiro -rbr). São eles:

1. não existe racismo no brasil. Essa é com certeza uma das mais distintas características do rbr, existe toda uma mitologia apoiando a idéia de que ele não existe. Três provas são frequentemente usadas pra apoiar essa idéia:
1a. todo mundo trepa com todo mundo (e a micigenação consequente),
1b. existem negros ricos/importantes (que ninguém discrimina, tipo o Pelé)
1c. existem brancos fudidos também
(essas duas últimas "provas" são usadas pra embasar a segunda grande característica do rbr)

2. o preconceito no Brasil não é de raça, é econômico/social. O que umas pessoas complementam com
2a. é um absurdo e tem que acabar; ou
2b. o mundo é assim mesmo; o que alguns poucos ainda emendam com o racismo clássico, dizendo que os pretos são pobres porque são pretos (o racismo fora do armário).

3.falar sobre racismo é falta de educação. O que pode ser complementado por
3a. falar sobre racismo é ser racista: porque requer generalizações grupais, como o próprio racismo (esses racistas são isso e isso; os negros não são assim, são assado; etc)
3b. viola a primeira regra (1): o que implica que alguém tem que ser racista (e entra no velho problema de que brasileiro é sempre o outro).

O rbr como memeplex apresenta mecanismos de sobrevivência muito interessantes: ele se torna escorregadio às idéias que poderiam mina-lo ou substituí-lo, primeiro negando a própria existência, depois desviando o assunto, e por último impondo um tabu social sobre sua discussão. Não é a coisa mais original do mundo, diversos dogmas religiosos (os "mistérios" cristãos, por exemplo) impõem tabus sobre as tentativas de examina-los, e não é a tôa que essa seja uma estratégia comum entre os memes: trata-se do que o filósofo Daniel Dannett chama de "good trick", uma solução ótima pra um determinado problema (como os olhos -pra perceber o mundo- que evoluiram paralelamente em diversas espécies).

Nenhum comentário: