segunda-feira

Neuras 2.2 (ainda o anexo da medicina)

A medicina mesmo é uma hibridização estranha. Cirurgiões não passam de artesões da carne, precisam muito mais habilidade manual do que conhecimento sistematico do corpo humano. Os caras que bolam as técnicas (tipo transplante de coração, ou as geringonças, como marcapasso, etc) são uns gênios, mas são poucos. O médico típico não passa de um grande banco de dados de sintomas, síndromes e remédios -e estratégias heurísticas pra ligar uns aos outros.
Essa é a grande sagacidade do método indutivo (ou especificamente a variação do paradigma indiciário, como chama Ginzburg em um de seus artigos -foi mal, procurei em todo canto um pdf disso, não rolou- tudo o que esse cara escreveu é foda demais, mas em particular o livro "Mitos, Emblemas e Sinais", que trata das raízes históricas dessa perspectiva -faça-se um favor e leia): o acúmulo de evidências que culminam em uma teoria, ou auxilia em sua concepção.
Mas não se engane, um monte de observações só valiam pra Sherlock Holmes porque ele sabia o que elas significavam: traços de pólvora só fazem o sentido incriminador pra quem sabe de sua ligação com a arma (do crime por exemplo).
Uma criança sonha que tem os pés de fora da cama. O que isso significa? O jovem Freud tem uma teoria que o permite interpretar esse sonho: os sonhos são tentativas do inconsciente de satisfazer desejos por meio de fantasias. Ora, diz Freud, toda criança deseja ser "grande", e os pés saindo da cama podem ser vistos como uma imagem de que a criança está tão crescida que nem cabe mais em seu leito.
Existem fronteiras perigosas entre o que se chama de prova ou evidência: como os atentos perceberam no exemplo psicanalista, o sonho só corrobora a idéia (de Freud) se você compartilha suas premissas (os sonhos são satisfações dos desejos, etc), ele sozinho não quer dizer nada. A diferença da pólvora (que foi liberada no disparo da arma e se fixou nas mãos do assassino) é que ela tem premissas muito mais aceitas, como as reações químicas envolvidas, a aderência a pele, etc. No fundo, também são um monte de sinais que precisam dessas "premissas" pra fazerem sentido.

3 comentários:

Eduardo Ferreira disse...

e eu crente que se tratando de Freud viria alguma onda como crianças deixando o pau para fora da coberta. rsrs

Aloprado Plantonista disse...

Camarada!!!
Olha só (*Y*) você precisa chupar mais os seios da sua mulher...
Tá frio o negócio ai!!!!

the author disse...

Bom saber que minha vida sexual ainda rege as fantasias de pessoas mesmo a oceanos de distancia