quarta-feira

Modesta tentativa de minimizar o problema do Estado 1


Leviatan e tal, necessário, externalidades economicas de toda atividade humana frente à escasses de recursos do mundo. Aparentemente vai ser sempre assim. Um indivíduo mais um minúsculo grupinho de comparsas tem muito mais poder sobre a vida das pessoas do que as próprias pessoas. Quando esse grupinho aparece na televisão de 4 em 4 anos e continua fazendo o que sempre fez, isso se chama democracia. Quando existe mais de um grupinho e eles variam quem escravisa o resto do povo de tempos em tempos, chama-se de alternância de poder, o que aparentemente faz a democracia ser uma coisa mais democrática ainda.

Quando um grupinho apela pros valores cristãos enraizados na cabeca do povo, isso ajuda bastante a disfarçar a tirania explícita do governo. O reino de deus, o paraiso na terra e a assistência social não tem só em comum a caridade com os necessitados, tem também a existência de um monstro todo poderoso que decide o bem e o mal, que separa o joio do trigo e os justos dos pecadores. Bem aventurados os que obedecem, mas não pense que voce vai mandar quando chegar no reino do senhor. Hierarquia tem a péssima tendencia de terminar sempre em uma só cabeça (fálica, diga-se de passagem).

Não me entenda mal, a possibilidade de escolher quem vai mandar nas pessoas de x em x tempos é um grande avanço sobre as alternativas tradicionais de deus ou os amigos da revolucao escolhendo quem rouba o suor do povo. Porque por mais que se escolham palvras bonitas, por mais que se apele pro espirito da irmandade universal, todo imposto é roubo. Dinheiro que vai ser gasto em algo que não foi decidido pelo infeliz que trabalhou por esse dinheiro, geralmente acompanhado de cadeia ou mais roubo em cima dos que não foram convencidos da nobreza dos saqueadores.

E se o leitor acha essa caracterização do governo e dos impostos muito burguesinha e de direita, lembre-se que os ricos so perdem um pouquinho de capital pro Estado. Já o trabalhador, por ter no aluguel do seu corpo a única maneira de gerar dinheiro, paga imposto usando tempo de trabalho, usando tempo de vida. Pra não ficar muito dramático, não pense em escravidão, pense em corvéia. Uma corvéia terceirizada, onde cada um é livre pra produzir dentro do que o Estado permitir, contanto que ele leve uma parte.

Nenhum comentário: