quarta-feira

john lennon on benefits 3

E toda essa introdução da assistência social britânica não serve pra muita coisa que não contextualizar o leitor às prováveis linhas que se seguirão sobre o meu atual ganha-pão.
Você veja bem, essa dinheirama que o governo gasta com os pobres ingleses inevitavelmente começa a chamar a atenção do contribuinte. Esse dinheiro não está exatamente sendo usado pra acabar com a desnutrição crônica ou financiar tratamento de água pra bairros com esgoto a céu aberto. Essa grana é usada pra vagabundo viver na zona 1 de Londres, o que até antes da crise só perdia pro centro de Tóquio como metro quadrado mais caro do mundo.

****

O trampo tem um bando de gente bizarra. Na verdade chamar de bizarra é só uma tentativa de atribuir alguma característica saliente o suficiente pra emergir essa situação além do lodo da mediocridade, mas é uma tentativa que não vai muito longe. Um escritório cheio de gente medíocre, como todo escritório, eu suponho.

Em tese se trata de uma empresa que oferece cursos pra quem vive de dinheiro da assistência social. Teoricamente são cursos profissionalizantes, mas na verdade os "cursos" tem um caráter muito mais auto-ajuda do que qualquer outra coisa. Os nomes dos cursos ajudam a entender o nível da coisa. Os mais populares são "finding and getting a job", "doing an effective job search", "six weeks job search support". Os clientes das empresas são os "job centres", que são orgãos do governo que administram a mesada dos desempregados e tentam fazer os caras voltarem a trabalhar. Job centre, aliás, eh um nome tão Orwelliano que parece de sacanagem. Bom pra eles que se for pra generalizar a cultura geral da populacao inglesa, apenas um dos funcionarios do escritorio sabia o que era 1984. Não estou falando de ter lido, estou falando de saber que existe e que se trata de algo ligeiramente importante.

Nenhum comentário: