terça-feira

da inteligência .1

Ainda assim o termo persiste, Inteligência, como se fosse uma coisa, uma substância, um pedaço do cérebro (ou quem sabe pior ainda, da alma). Alguns tentam ainda ingenuamente postular que Inteligência seria uma soma de diversas coisas, ou pior ainda, mais do que a soma de diversas coisas (a surrada gestalt, palavra adorada na psicologia) como se isso quisesse dizer alguma coisa. Na falta de uma explicação, é melhor mesmo usar um termo em lingua extrangeira, como uma palavra mágica que conjurasse algum sentido.
Uma maneira mais elaborada (mas não menos tola) de se agarrar à palavra é invoca-la como malabarismos estatísticos sobre testes psicológicos. Uma das grandes decepções de quem estuda psicologia é sem dúvida ver a falta de concenso e o ceticismo que assola a psicometria. Aliás, a psicologia como um todo é de uma palidez comparada com o que o imaginário popular fantasia: não, não existem testes que dizem exatamente como você é; não existem técnicas soviéticas de lavagem cerebral; não existem mensagens subliminares (que funcionem); diagnosticar psicopatologias é um sofrimento; e por último e mais importante -ninguém sabe como funciona a cura psicoterápica.

Um comentário:

Daniel F. Gontijo disse...

Inteligência: capacidade de atingir objetivos em face de obstáculos. Quanto mais inteligente uma criatura é, tanto mais eficiente será seu desempenho na tarefa. (Observação: todos os seres humanos normais são inteligentes.) O que os testes de inteligência tentam fazer: mensurar a eficiência e a eficácia das pessoas quando estas se deparam com problemas a serem resolvidos. (Observação: algumas pessoas são mais eficientes/eficazes que outras na resolução de certos tipos de problema.)

Estudos atuais mostram que, sim, a inteligência depende do trabalho em equipe de algumas ferramentas neurais/mentais. Por exemplo, a memória de trabalho aliada à flexibilidade cognitiva e à atenção sustentada são muito importantes. Como resolver problemas normalmente requer conhecimento adquirido, a memória de longa duração não poderia ficar fora do time.

Sobre suas dúvidas contundentes acerca da psicologia em geral (psicoterapia e testes, p.e.), espero poder respondê-las ao longo do tempo.

Um abraço!