sexta-feira

inside london ix.1

Diferenças no sistema à parte, a maneira que as eleições são encaradas aqui é totalmente diferente. O voto não é obrigatório, e o dia de votação não é feriado, nem mesmo domingo, mas ao menos pode-se votar das 7 da matina até as 10 da noite.
Os lugares em que se vota são improvisadíssimos: eu votei numa escola aqui perto de casa, mas teve casos esdrúxulos -como de salões de beleza com urna eleitoral, tipo vote cortando o cabelo. Sério. Os mesários são funcionários públicos oficiais, não são cidadãos aleatórios, onde eu fui só tinham três -um pra conferir seu nome numa lista, um pra entregar a cartela de candidatos ao parlamento, e outro pra te entregar a cartela de candidatos ao governo local (que não parecem ser mais do que uns burocratas eleitos, sem grandes poderes políticos, eu mesmo não vi propaganda nenhuma desses sujeitos em lugar algum). Pega-se a cartela que você tem direito, (eu só pude votar nas eleições locais) marca-se no quadradinho do seu candidato (só um no caso do candidato ao parlamento, até três no governo local) depois é só botar o voto na urna.
As "cabines de votação" são duas tábuas na parede te separando da próxima cabine, sem nem aquela cortininha clássica atrás. Nas paredes estava o material normal de sala de aula, sem nenhuma menção à eleição.
Não existe título eleitoral na grã-bretanha, você se registra dando o seu endereço e nome completo, até quinze dias antes da eleição e recebe pelo correio um papel dizendo onde você vai votar. Ninguém pede nenhuma forma de identificação na hora de votar, (não existe carteira de identidade na inglaterra) você fala seu nome e endereço e é isso.

Nenhum comentário: