quinta-feira

rascunhos sobre a crise

O descolamento da economia como instrumento para se promover o bem-estar das pessoas aconteceu muito cedo. Os grandes economistas e advogados do mercado falam como se as crises e convulsões do sistema não tivessem as grandes consequencias que tem na sobrevivência (muito mais do que na vida) das pessoas.
Eles pensam assim porque isso é verdade pra eles. Claro, perder o emprego é uma merda, falir o seu negócio é chato, mas é radicalmente diferente de dizer que amanhã você não vai ter mais como comer, se locomover, ter cuidados médicos e ter um teto sob o qual dormir.
A classe dominante no primeiro mundo se blindou os direitos fundamentais contra as mazelas da instabilidade da economia de mercado. É fácil apoiar um mecanismo que na pior das hipóteses te mantem com todo o necessário para uma vida decente, e na melhor te deixa milionário.
Do lado de baixo do mundo estão os outros que tem o exato oposto: na melhor das hipóteses vivem dignamente, e na pior vivem na miséria ou morrem desnutridos. Não é a tôa que o capitalismo não seja tão bem aceito entre as massas sem chance no jogo no qual nunca tiveram vez.
Cara eu ganho, corôa você perde.

Nenhum comentário: