terça-feira

dos rótulos

É preciso definir as palavras como quem ergue uma tenda no meio de uma longa viagem.
A estrutura precisa ser firme, o espaço suficiente, não podem haver vazamentos pra água ou frio entrar. Ao mesmo tempo a tenda deve ser leve e portátil, pronta pra ser desmontada e remontada de acordo com as necessidades da viagem e do terreno.
...
Existe uma tensão entre a mente humana -que tem uma memória maleável, cheia de imperfeições informacionais, associações emocionais e julgamentos de valor- e a firmeza das idéias, que sempre "querem" se multiplicar da maneira mais fidedigna possível.
Essa tensão é vital pra se entender os movimentos religiosos ao longo da história (em especial das religiões com textos canônicos, cujos movimentos revolucionários sempre pregam um -paradoxal- "retorno" às idéias originais do texto, do profeta, etc). Na verdade serve pra entender qualquer relação histórica entre grupos de pessoas organizadas em torno de idéias (pra quem é do campo, a psicanálise é meu caso favorito), sejam elas filosofias políticas (e as transformações do que é entendido por república ou democracia -da grécia às revoluções iluministas ao século xx) ou mesmo conceitos que despertam pouco debate hoje, como indivíduo ou país.
...
Talvez não seja só um problema das limitações mnemônicas do cérebro humano, mas sim um problema da informação em si.

Nenhum comentário: