sábado

ta 1.1

As escolas também tem o chão do pátio feito de concreto. Eu sempre achei que isso era uma piada de mal gosto do terceiro mundo, mas aparentemente aqui isso também tem graça.
Joelhos ralados criam caráter. Pelo menos eu penso isso, em algumas escolas (não poucas) aplicam-se regras estritas de tentar proteger as crianças de criar qualquer caráter at all. Não só não deixam os moleques correrem (?!) no recreio, como também não podem subir nos arbustos (árvore em escola eu ainda não vi), não podem chutar a bola muito forte (o que quer que isso signifique), etc.
Tenho a impressão de que a paranóia com o "bem estar" dos pequenos por parte da sociedade com cada vez mais acesso a recursos legais para forçar suas opiniões acéticas sobre infância nas escolas (ricos frescos cheios de advogados) afeta a escola principalmente por conta do medinho dos professores. Ninguém em sã consciência cogitaria uma regra que proibisse crianças de correrem no recreio, mas professores -como todo mundo sabe- são quase sempre indivíduos que tem horror a qualquer chance, remota que seja, de terem seus empregos ameaçados.
Só na educação mesmo é que pessoas são levadas a sério quando falam que "avaliar o trabalhador" é uma coisa ruim. Quando professores protestam contra uma prova pra ver como anda o rendimento da escola, gente educada consegue simpatizar com os "argumentos" de que testes são ruins, de que eles geram estresse e competição, de que ameaçam a estabilidade dos profissionais, etc.
Mas se você muda a instituição, digamos, um hospital que se negue a ter as estatísticas avaliadas, ou um restaurante que negue uma avaliação sanitária, ou um candidato que negue prestar as contas da campanha, aí sim mesmo o mais ardente sindicalista é incapaz de defender as asneiras que muita gente acha razoável pra educação, que afinal de contas, é só o que forma os eleitores, os consumidores, os cidadãos, coisa pouca.

Nenhum comentário: